Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. 6u6h2t

Boa tarde, Quinta Feira 22 de Maio de 2025

Menu m3c2d

Localidade vulneráveis 655w69

Mais Médicos abre 89 vagas em Mato Grosso em mais de 50 municípios 383f4o

A iniciativa busca ampliar o o à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante

Saúde | 08 de Maio de 2025 as 07h 41min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

O novo edital do programa Mais Médicos prevê 89 vagas para atuação em 53 localidades de Mato Grosso. As inscrições estão abertas até 8 de maio, neste link, e fazem parte de uma chamada nacional que oferece 3.174 oportunidades em todas as unidades da federação. A iniciativa busca ampliar o o à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante.

No estado, 80 vagas serão distribuídas em 51 municípios e outras nove em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): Araguaia e Cuiabá. Mais da metade das oportunidades está destinada a áreas classificadas como de média, alta ou muito alta vulnerabilidade social, segundo o Ministério da Saúde. Sinop lidera a lista de municípios mato-grossenses, com sete vagas.

A distribuição considera dados da nova edição do estudo Demografia Médica 2025, que apontam desigualdades na presença de profissionais da saúde em diferentes regiões. Nacionalmente, o Nordeste concentra o maior número de vagas (1.105), seguido pelo Sudeste (945) e o Norte (397).

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os médicos do programa reforçam as equipes de Saúde da Família, porta de entrada do SUS, e sua atuação contribui para acelerar o o a consultas especializadas e exames.

As oportunidades se dividem entre três perfis: médicos com CRM no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. Estes dois últimos grupos precisam ar por um módulo de acolhimento e avaliação antes de iniciar os atendimentos.

Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo 77% do território nacional. O objetivo é chegar a 28 mil médicos. Em Mato Grosso, além de Sinop, Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães também terão seis vagas cada. Outros 48 municípios receberão entre uma e três vagas.

O programa ainda prevê a formação continuada dos profissionais, com ofertas de especialização e pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade.